Sobre o Programa

NOSiAkademia é um programa de formação e capacitação, que possui dois eixos de atuação: Estágios profissionais (1) e Certificação, (2). Se enquadra na missão do NOSi de liderar a transformação digital no setor público, para melhorar a vida dos cidadãos e promover colaborações inovadoras entre as empresas.

Tendo em conta a necessidade de integrar no mercado a capacidade jovem, formada pelas Academias, numa base de igualdade de oportunidade de acesso, desenvolveu-se o NOSiAkademia, um programa de estágio acompanhado e remunerado, de duração semestral.

A partir de 2016, com a criação do programa NOSiAkademia, o NOSi passou a acolher semestralmente, nas suas instalações, cerca de 12 a 14 estagiários recém-formados, tendo capacitado, até finais de 2018 cerca de 50 jovens.  Em novembro de 2018, em parceria com a DGEFPEP, UC-SNQ, PRÓ-EMPRESA e IEFP, com financiamento da UG-PIEFE, desenvolveu-se o Programa de Estágios Profissionais para a Inovação e Tecnologia, PEP-IT, com objetivo de colmatar as lacunas profissionais do setor TIC, alinhada às necessidades do mercado, num contexto de forte transformação tecnológica. Pretende-se investir num setor com maior oportunidade de empregabilidade dos jovens, para facilitar a sua inserção.

O maior desafio da Administração do NOSI-EPE tem sido a criação de um ambiente onde os colaboradores e estagiários possam sentir-se profissionalmente realizados, crescer, produzir, inovar e contribuir para a realização da missão do NOSi.  Para o efeito tem-se investido fortemente nesta matéria da certificação, através de parcerias com algumas organizações internacionais como a Microsoft e a Huawei Academy que disponibilizam cursos nas mais diversas tecnologias para potencializar as competências e capacitar os jovens que entram no programa de estágios do NOSiAkademia.

  • Incubar competências alinhadas às necessidades do mercado;
  • Dotar os jovens de competências consolidadas para a reinserção no mercado de trabalho e/ou reconversão profissional;
  • Dotar os formandos de ferramentas necessárias para ter sucesso na sua transição para o mercado de trabalho;
  • Colmatar o deficit de treinamento e formação para colocação no mercado de trabalho das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.