Programas de Certificação

Em matéria de certificação, o NOSi estabeleceu parceria com algumas organizações internacionais, tais como a MICROSOFT, a HUAWEI e a PRIMAVERA ACADEMY, que permitem aos estagiários do NOSiAkademia se certificarem em diversas e avançadas soluções tecnológicas disponibilizadas por essas organizações.

4Afrika

No âmbito da parceria entre o NOSi e a Microsoft Academy, os estagiários do NOSiAkademia têm participado em dois programas de certificação enquadrado na iniciativa 4Afrika: Interns4Afrika e 21st Century SkillsLabs.

 

Interns4Afrika

O programa Interns4afrika procura oferecer aos recém-licenciados uma oportunidade de crescer nas suas carreiras através do treino virtual e estágios em organizações parceiras da Microsoft.

SkillsLabs

Também chamado de  AppFactory – ou Fábrica de Aprendizagem – para desenvolvedores, é o programa de empregabilidade e capacitação da 4Afrika. Um dos principais objetivos deste programa, é a capacitação de licenciados  em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para se tornarem artesãos de software, capazes de projetar, implementar e gerir projetos complexos de software do mundo real.

1º Fase

Nesta primeira fase o programa abrange 11 participantes, entre colaboradores e estagiários do NOSiAkademia para certificação em tecnologias emergentes como Inteligência Artificial, Internet Of Things e Data Science. Antes de serem certificados nestas tecnologias os participantes recebem treino em  módulos de Cloud Development e Software Development por forma a terem uma base para tais certificações.

Detalhes do Programa:

  • Acesso à plataforma Azure;
  • Acesso ao LinkedIn Learning e a variedades de materiais de estudo;
  • Vouchers para realização de exames;

O Huawei Academy tem sido um grande parceiro do NOSi dentro daquilo que é o seu objetivo em formar e capacitar os seus colaboradores através de diversos cursos de formação nas tecnologias atuais. Desde início desta parceria, técnicos do NOSi tem participado em ações de certificação do Huawei no âmbito do seu programa Huawei Authorized Information and Network Academy (HAINA).

Na primeira fase de certificação os técnicos do NOSi foram certificados em Routing & Switching pela Huawei Academy através de frequência de formação intensiva ministrada pelos especialistas da Huawei e submetidos aos exames teóricos e práticos.

Nesta segunda etapa do programa, com maior número de áreas de certificação disponíveis, cerca de 30 colaboradores do NOSi participam em mais uma ação de formação online entre junho e julho de 2020 nos seguintes módulos:

  • Tecnologia 5G;
  • Artificial Intelligence;
  • Big Data;
  • Cloud Computing;
  • Cloud Service;
  • Intelligent Computing;
  • IoT;
  • Routing & Switching;
  • Segurança;
  •  WLAN

Os técnicos que participam nessas ações de formação e certificação, são os próprios formadores e mentores do NOSiAkademia que, posteriormente transmitirão todo o conhecimento adquirido aos estagiários que entram no programa.

Primavera é um reconhecido fornecedor para o mercado português, e dos países africanos de língua oficial portuguesa, em termos de desenvolvimento e comercialização de software de gestão para pequenas, médias, grandes empresas e organismos da Administração Pública.

Neste sentido, enquadrado no objetivo do NOSiAkademia de capacitar estagiários em vários domínios e áreas de atuação, em 2019 , NOSi assinou um protocolo com a Primavera Academia, através do qual  Primavera disponibiliza ao NOSi o acesso aos serviços de formação em regime de e-learning, aos serviços de suporte técnico para formadores e demais serviços associados ao programa PRIMAVERA Education, possibilitando assim, que todos os estagiários da área de Gestão e Contabilidade tenham acesso e possam aprender a trabalhar com esta tecnologia.