ENQUADRAMENTO

O projeto TICSeed, iniciativa do Governo de Cabo Verde, liderado pelo NOSI, tem como foco principal, expandir o mercado TIC para a sub-região CEDEAO e CPLP. Inicialmente, consistia em selecionar técnicos, jovens voluntários das novas tecnologias, através do programa de estágio do NOSIAKADEMIA, para colaborar em projetos das TIC implementados em países vizinhos, durante um período de seis meses. Assim sendo, através desse projeto pretendeu-se alargar o nosso mercado TIC e consequentemente criar oportunidades para os jovens recém-formados.

O objetivo inicial do TICSEED é formar voluntários das tecnologias para implantar sementes nos países vizinhos da CEDEAO e tornarem-se consultores das TIC. Na primeira fase, o projeto contou com a colaboração dos nossos parceiros em São Tomé e Príncipe (STP), nomeadamente o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), onde o NOSI já tem soluções TIC implantadas e boas relações institucionais. Manifestou interesse em recorrer ao programa TICSEED, para desenvolver melhorias do sistema de informação da segurança social (SISS) e apoiar os voluntários no seu processo de adaptação e transformação de voluntários das TIC para empresários das TIC.

Em agosto de 2019, dois estagiários da edição 001/2019, Evandro Júlio Tavares Martins e Yásmin Melanie Neves Mártir, já treinados no NOSiAkademia, se candidataram voluntariamente a ser SEEDS. Instalaram-se em S.Tomé por um periodo de 6 meses, onde desenvolveram trabalhos na área das TIC, prestando serviços com apoio de recursos “Cloud” do NOSi. Após terem implantados sementes da tecnologia nesse país, os SEEDS regressaram a Cabo Verde, findo 6 meses, tendo adquirido experiência relevante, com excelentes resultados.

DESAFIO ATUAL

De acordo com o Plano Global estratégico do Conselho de Administração do NOSi EPE, umas das grandes apostas para o NOSiAkademia será potenciar as suas iniciativas em todas as suas valências, para promover a investigação e desenvolvimento de soluções de Governação Digital de excelência e estabelecer relações empresariais inovadoras, induzindo um impacto significativo na produtividade, emprego qualificado e ao nível da prosperidade individual, servindo simultaneamente, de âncora para a exportação de talentos. Assim, houve um incremento da iniciativa TICSEED para pré-incubadora, com o intuito de fomentar o empreendedorismo jovem através da criação e aceleração de novas Startups de base tecnológica, que possam prestar serviços de consultoria tanto a nível nacional quanto internacional. Por um período de seis meses, os estagiários e alumni do NOSiAkademia integrados no programa, serão capacitados e orientados a desenvolver uma ideia inovadora e transformá-la em negócios. Pretende-se com este projeto, formar e capacitar jovens para serem consultores da tecnologia tanto a nível nacional como internacional.

OBETIVOS GERAIS

Enquadrado nos objetivos do NOSiAkademia de Incubar competências para o mercado de trabalho e colmatar o problema de desemprego de longa duração em Cabo Verde, a pré-incubadora TICSeed visa a criação de oportunidades para os jovens recém-formados e capacitados no programa de estágios do NOSiAkademia através da criação de oportunidades e estímulo para o empreendedorismo e criação de auto emprego.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

São objetivos especificos do programa:

  1. A promoção do autoemprego traduzindo-se na redução da taxa de desemprego com o surgimento de novas startups;
  2. A Criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo jovem;
  3. A Incubação e potencialização de ideias de negócios na área TIC, por forma a dar resposta à demanda por soluções inovadoras no mercado;
  4. A Dinamização da economia digital através de projetos de base tecnológica que abrangem diversos sectores de atividade.
  5. A formação e capacitação dos jovens para serem consultores das TIC e prestarem serviços de consultoria tanto a nível nacional como internacional.