Contexto

De acordo com os dados estatísticos do IMC publicados pelo INE, estima-se que até o primeiro semestre de 2019 em Cabo Verde, 24.843 pessoas encontram-se no desemprego, tendo diminuído 8,1% (2.185 pessoas) em relação ao ano de 2018. Estima-se ainda, que o grupo etário com maior taxa de desemprego é o dos jovens, abrangendo jovens de 15-24 anos com a taxa de 25,7% e os de 25-34 anos com 11,2% (fonte INE, 2020).

Com o propósito de facilitar a inserção no mercado a capacidade jovem, formada pelas academias, nas áreas das TIC`s, Gestão e áreas afins, diminuindo assim a taxa do desemprego em Cabo Verde, urge a necessidade de criar um Programa de formação / Estágios que tenha como meta, o apoio à inserção, em média de 200 jovens/ano no mercado de trabalho, com base na igualdade de oportunidade de acesso.

Justificação do Projeto

O Programa de Estágios Profissionais para a Inovação e Tecnologia, PEP-IT, visa colmatar as lacunas de profissionais com experiência profissional consolidada e alinhada às necessidades do mercado, num contexto de forte transformação tecnológica. Pretende-se investir num setor com maior oportunidade de empregabilidade dos jovens, para facilitar a sua inserção.

Público-Alvo

São destinatários do projeto, jovens recém-formados e desempregados de longa duração. Esse perfil é prioritário tendo em conta, o número de jovens qualificados que se encontram em situação de desemprego.

Objetivos Gerais

  • Incubar competências alinhadas às necessidades do mercado;
  • Dotar os jovens de competências consolidadas para a reinserção no mercado de trabalho e/ou reconversão profissional;
  • Dotar os formandos de ferramentas necessárias para ter sucesso na sua transição para o mercado de trabalho;
  • Colmatar o deficit de treinamento, formação para colocação no mercado de trabalho das novas tecnologias de informação e comunicação;
  • Promover o autoemprego e o empreendedorismo jovem.

Objetivos Específicos

  • Incubação de competências consolidadas na área TIC para as necessidades do mercado a nível de competências chaves e experiências consolidadas;
  • Reduzir a taxa de desemprego jovem;
  • Promover o Autoemprego;
  • Incubar projetos na área das TIC

No decorrer do programa, os jovens terão oportunidade de serem formados “on job”, componente implementado pelo NOSiAkademia.

Terão também espaços de diálogo, conversas com profissionais, sessões de coaching individual e em grupo, de forma a promover o desenvolvimento de perfis comportamentais adequadas para a entrada e permanência no mercado de trabalho e, mesmo a nível do empreendedorismo, privilegiando o espírito empreendedor, a auto motivação, a capacidade de comunicação de entre outros aspetos comportamentais chaves para um profissional de sucesso.

Programa de Estágios Profissionais para a Inovação e Tecnologia - PEPIT

No âmbito do enorme desafio de Cabo Verde em conseguir reduzir a taxa de desemprego, com enfoque na população jovem, alinhado ao contexto mundial da competitividade empresarial assente nas Novas Tecnologias, o Programa do Governo da IXª Legislatura, elegeu a priorização na aposta das TIC’s.

Sendo o NOSi-EPE uma das entidades especializadas nesse domínio e reforçando as parcerias e recursos já existentes no sector, a nível de capacitação e acolhimento dos estagiários, desenvolveu-se em 2018, o Programa de Estágios Profissionais para a Inovação e Tecnologia, PEP-IT, para dar continuidade ao programa existente anteriormente e implementar a vertente de inserção no mercado de trabalho por via de colocação em empresas da área ou preparação para o autoemprego, com envolvimento e intermediação da IEFP, PROEMPRESA, UC-SNQ, AJEC, Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento.

Programa/Projeto

Cabo Verde

O projeto enquadra-se no ODS 8 » Emprego Digno e Crescimento Económico

Emprego, Empregabilidade e Inserção

Incubação de competências para o mercado de trabalho e, colmatar o problema de desemprego de longa duração em Cabo Verde.

Jovens qualificados e Desempregados de longa Duração.

2018-2020 (3 anos)

SEIFP, DGEFPEP, IEFP, PROEmpresa, SNQ e UG-PIEFE.

DGEFPEP / UG-PIEFE

18.144.000$00 ecv

Âmbito de Intervenção

 Fases/Edições realizadas/em Curso:

Fases Posteriores:

Este programa cobre apenas 50% do deficit e das novas necessidades em treino, formação e colocação dos jovens no mercado de trabalho nas áreas das TIC, Gestão e áreas afins. Existe a possibilidade de o programa vir a ser alargado no âmbito da intervenção do Parque Tecnológico de Cabo Verde.

Resultados Alcançados

A 1ª edição do PEP-IT teve inicio em Novembro de 2018 e já se encontra na sua 6ª edição. O NOSi, enquanto entidade executora do projeto, já recebeu cerca de 184 estagiários.

Das 5 edições concluídas, alcançaram-se os seguintes resultados:

  • 134 jovens com estágio concluído, formados, treinados e capacitados nas áreas das Novas Tecnologias de Informação, Comunicação e Gestão, num contexto real de trabalho e inseridos em projetos de grande importância para a instituição;
  • Estagiários preparados e dotados de competências para a sua reinserção no mercado de trabalho;
  • A maioria dos estagiários conseguiram cumprir na íntegra os planos iniciais de estágio definidos pela coordenação. Os que não conseguiram, deve-se ao facto de paralelamente à realização das tarefas definidas inicialmente, também foram inseridos em outros projetos/desafios, conforme a necessidade do respetivo departamento. Vários desafios foram propostos pelos orientadores/mentores e todos eles aceites e, de forma geral, com resultados excelentes.

Conseguiu-se chegar a um compromisso forte entre as expectativas dos estagiários e a necessidade que o NOSi tinha em cada uma das áreas;

Parcerias

De forma a garantir a execução e o cumprimento dos pressupostos de intervenção, este projeto conta com forte parceria entre instituições:

  • SEIFP(Secretaria de Estado para Inovação e Formação Profissional)
  • DGEFPEP(Direção Geral de Emprego Formação Profissional e Estágio Profissional)
  • UC-SNQ(Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações)
  • UG-PIEFE(Unidade de Gestão Politica Integrada de Educação Formação e Emprego)
  • IEFP(Instituto de Emprego e Formação Profissional)
  • PROEMPRESA
Topo