Contexto

De acordo com os dados estatísticos do IMC publicados pelo INE, estima-se que até o primeiro semestre de 2019 em Cabo Verde, 24.843 pessoas encontram-se no desemprego, tendo diminuído 8,1% (2.185 pessoas) em relação ao ano de 2018. Estima-se ainda, que o grupo etário com maior taxa de desemprego é o dos jovens, abrangendo jovens de 15-24 anos com a taxa de 25,7% e os de 25-34 anos com 11,2% (fonte INE, 2020).

Com o propósito de facilitar a inserção no mercado a capacidade jovem, formada pelas academias, nas áreas das TIC`s, Gestão e áreas afins, diminuindo assim a taxa do desemprego em Cabo Verde, urge a necessidade de criar um Programa de formação / Estágios que tenha como meta, o apoio à inserção, em média de 200 jovens/ano no mercado de trabalho, com base na igualdade de oportunidade de acesso.

Justificação do Projeto

O Programa de Estágios Profissionais para a Inovação e Tecnologia, PEP-IT, visa colmatar as lacunas de profissionais com experiência profissional consolidada e alinhada às necessidades do mercado, num contexto de forte transformação tecnológica. Pretende-se investir num setor com maior oportunidade de empregabilidade dos jovens, para facilitar a sua inserção.

Público-Alvo

São destinatários do projeto, jovens recém-formados e desempregados de longa duração. Esse perfil é prioritário tendo em conta, o número de jovens qualificados que se encontram em situação de desemprego.

Objetivos Gerais

  • Incubar competências alinhadas às necessidades do mercado;
  • Dotar os jovens de competências consolidadas para a reinserção no mercado de trabalho e/ou reconversão profissional;
  • Dotar os formandos de ferramentas necessárias para ter sucesso na sua transição para o mercado de trabalho;
  • Colmatar o deficit de treinamento, formação para colocação no mercado de trabalho das novas tecnologias de informação e comunicação;
  • Promover o autoemprego e o empreendedorismo jovem.

Objetivos Específicos

  • Incubação de competências consolidadas na área TIC para as necessidades do mercado a nível de competências chaves e experiências consolidadas;
  • Reduzir a taxa de desemprego jovem;
  • Promover o Autoemprego;
  • Incubar projetos na área das TIC

No decorrer do programa, os jovens terão oportunidade de serem formados “on job”, componente implementado pelo NOSI Akademia e, no final do processo, o NOSI e demais parceiros neste processo em parceria com profissionais e empresas da área promoverão: o Bootcamp o Hackaton

Terão também espaços de Diálogo, conversas com profissionais; Exercícios e Simulações do ambiente de trabalho; Ateliers; Sessões de Coaching individual e em grupo, de forma a promover o desenvolvimento de perfis comportamentais adequadas para a entrada e permanência no mercado de trabalho e, mesmo a nível do empreendedorismo, privilegiando o espirito empreendedor, a Auto motivação, a capacidade de comunicação de entre outros aspetos comportamentais chaves para um profissional de sucesso.

Programa de Estágios Profissionais para a Inovação e Tecnologia - PEPIT

No âmbito do enorme desafio de Cabo Verde em conseguir reduzir a taxa de desemprego, com enfoque na população jovem, alinhado ao contexto mundial da competitividade empresarial assente nas Novas Tecnologias, o Programa do Governo da IXª Legislatura, elegeu a priorização na aposta das TIC’s.

Sendo o NOSi-EPE uma das entidades especializadas nesse domínio e reforçando as parcerias e recursos já existentes no sector, a nível de capacitação e acolhimento dos estagiários, desenvolveu-se em 2018, o Programa de Estágios Profissionais para a Inovação e Tecnologia, PEP-IT, para dar continuidade ao programa existente anteriormente e implementar a vertente de inserção no mercado de trabalho por via de colocação em empresas da área ou preparação para o autoemprego, com envolvimento e intermediação da IEFP, PROEMPRESA, UC-SNQ, AJEC, Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento.

Programa / Projeto

Cabo Verde

O projeto enquadra-se no ODS 8 » Emprego Digno e Crescimento Económico

Emprego, Empregabilidade e Inserção

Incubação de competências para o mercado de trabalho e, colmatar o problema de desemprego de longa duração em Cabo Verde.

Jovens qualificados e Desempregados de longa Duração.

2018-2020 (3 anos)

SEIFP, DGEFPEP, IEFP, PROEmpresa, SNQ e UG-PIEFE.

DGEFPEP / UG-PIEFE

18.144.000$00 ecv

Âmbito de Intervenção

 Fases/Edições realizadas/em Curso:

Fases Posteriores:

Este programa cobre apenas 50% do deficit e das novas necessidades em treino, formação e colocação dos jovens no mercado de trabalho nas áreas das TIC, Gestão e áreas afins. Existe a possibilidade de o programa vir a ser alargado no âmbito da intervenção do Parque Tecnológico de Cabo Verde.

Resultados Alcançados

A 1ª edição do PEP-IT teve inicio em Novembro de 2018 e já se encontra na sua 6ª edição. O NOSi, enquanto entidade executora do projeto, já recebeu cerca de 184 estagiários.

Das 5 edições concluídas, alcançaram-se os seguintes resultados:

  • 134 jovens com estágio concluído, formados, treinados e capacitados nas áreas das Novas Tecnologias de Informação, Comunicação e Gestão, num contexto real de trabalho e inseridos em projetos de grande importância para a instituição;
  • Estagiários preparados e dotados de competências para a sua reinserção no mercado de trabalho;
  • A maioria dos estagiários conseguiram cumprir na íntegra os planos iniciais de estágio definidos pela coordenação. Os que não conseguiram, deve-se ao facto de paralelamente à realização das tarefas definidas inicialmente, também foram inseridos em outros projetos/desafios, conforme a necessidade do respetivo departamento. Vários desafios foram propostos pelos orientadores/mentores e todos eles aceites e, de forma geral, com resultados excelentes.

Conseguiu-se chegar a um compromisso forte entre as expectativas dos estagiários e a necessidade que o NOSi tinha em cada uma das áreas;

Parcerias

De forma a garantir a execução e o cumprimento dos pressupostos de intervenção, este projeto conta com forte parceria entre instituições:

  • SEIFP(Secretaria de Estado para Inovação e Formação Profissional)
  • DGEFPEP(Direção Geral de Emprego Formação Profissional e Estágio Profissional)
  • UC-SNQ(Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações)
  • UG-PIEFE(Unidade de Gestão Politica Integrada de Educação Formação e Emprego)
  • IEFP(Instituto de Emprego e Formação Profissional)
  • PROEMPRESA