Primeiros estagiários do NOSiAkademia embarcam para S. Tomé, no âmbito do programa de voluntariado Tecnológico – TICSEED

Evandro Martins e Yasmin Mártir são os pioneiros no Programa TICSeed da NOSi Akademia,  nessa primeira instância, em parceria com o Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) de S. Tomé e Príncipe.

O TICSeed é um programa desenhado pela NOSiAkademia que visa a inserção de jovens cabo-verdianos no mercado das Tecnologias de países alvo: na sub-região, na CEDEAO e na CPLP.

Os dois Jovens concluíram o Programa de Estágio no NOSiAkademia e voluntariamente se candidataram no programa, passando por um período de formação no IGRP Web, a principal plataforma Cloud do NOSi, desenvolvendo um conjunto de soft skills na componente cívica e na cultura São Tomense, de modo a uma melhor adaptação.

Na país de acolhimento, os parceiros garantem famílias de acolhimento, dispostos a oferecer a esses jovens um ambiente familiar de estadia e alimentação e as condições necessárias de  e bem-estar e integração social.

Durante a estadia prevista de 6 meses, a NOSiAkademia irá garantir uma remuneração de USD 100 mensais para os voluntário, USD 100 mensais para a família de acolhimento e  toda a logística da viagem dos TICSEEDs até o país de destino, bem como  os equipamentos necessários para execução do trabalho profissional.

O objetivo último dos “voluntários” é deixarem de ser voluntários para passarem a ser um “prestadores” de serviço das NTIC no mercado desses países alvo.