NOSiAkademia: Estagiários da edição 01/2020 participam do programa de certificação Interns4Afrika

Microsoft-01_new

24 estagiários de diversas áreas, da presente edição do NOSi Akademia, participam desde o início do mês de julho, em modo online, numa formação de certificação Interns4Afrika da Microsoft IT Academy.

O curso tem duração de 6 meses, e conta com a orientação e mentoria de formadores experientes da empresa transnacional americana Microsoft. Pela primeira vez, são abertas vagas para estagiários das outras áreas obter a certificação.

O objetivo do programa é dotar jovens licenciados das áreas das TICs e afins de competências para conceber, implementar, gerir projetos complexos, obter experiência prática com ferramentas de desenvolvimento a nível empresarial, plataformas de computação em nuvem e computação móvel multiplataforma. Além disso, aperfeiçoar a língua inglesa e desenvolver parcerias que elevem a taxa de empregabilidade no país.

De acordo com a responsável da área de certificação do NOSiAkademia, Lauriana Landim, até o momento, 45 estagiários beneficiaram do programa de certificação Interns4Afrika e 11 (colaboradores e estagiários) foram abrangidos pelo programa 21st Century Skills Lab.

Flávia Silva, licenciada em Ciências de Computação e Tecnologia, foi integrada na área Microsoft Azure Development. De acordo com a estagiária, constitui uma grande oportunidade de adquirir conhecimentos e técnicas na sua área formativa.

“Após o aviso de que teríamos a oportunidade de participar neste treinamento e que também receberíamos um certificado no final, percebi que esta seria uma oportunidade única e com grandes vantagens. Os conteúdos das aulas são disponibilizados em vídeo-aulas na plataforma Linkedin”.

A expectativa da jovem, segundo relata é, “concluir com sucesso esta formação, ganhar não somente conhecimentos na área do Microsoft Azure, mas também para o meu desenvolvimento técnico e profissional. No futuro, espero ter a oportunidade de agregar o Microsoft Azure de alguma forma no dia-a-dia no meu trabalho”.

O estagiário Valdir Ramos, Licenciado em língua Inglesa, a frequentar o curso Dynamic O365, explica que praticamente não tem problema na aprendizagem devido ao conhecimento fluente na língua Inglesa. “A formação decorre tranquilamente, porque o Inglês é uma língua que domino muito bem, isso facilita a compreensão dos conteúdos e explicações. Com algum esforço e interesse consigo aprender e captar as aulas de uma forma rápida.”. Acrescenta que as expectativas são grandes “estou com muitas expectativas, porque é algo novo que me auxilia no futuro”.

Josias Cabral licenciado em Engenharia de Sistemas e informática vertente Multimédia, foi integrado na área de Marketing. Segundo diz, é uma área pouco conhecida, apesar de estar relacionado com a Multimédia, não tem conhecimento aprofundado na matéria. No entender do jovem, há uma certa dificuldade em gerir as tarefas do estágio com o horário de estudo, mas é um desafio que está comprometido em ultrapassar. “Espero que nos ensinem o máximo possível em relação ao conteúdo fornecido para estarmos mais qualificados para o mercado”referiu.

Através da parceria estabelecida, desde 2018, entre o NOSi e a empresa Microsoft, os estagiários têm tido a oportunidade de agregar competências tanto dentro como fora do campo de estudo, com componente de certificação.