13ª edição do NOSi Akademia capacita 56 jovens recém-licenciados

Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – Cinquenta e seis jovens recém-licenciados vão participar na 13ª edição do NOSi Akademia, programa de estágio profissional criado para acelerar as competências e ajudar o país no processo da transição digital.

O lançamento desta edição aconteceu hoje na Cidade da Praia e conta com as empresas PriceWaterhouseCoopers (PWC) e Visionware como parceiros internacionais, que na ocasião assinaram um memorando de entendimento com o  Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi).

Em declarações à imprensa, o presidente do NOSi, Carlos Pina, disse que se pretende com este programa acelerar as competências, “que é distintivo para o país”, no quadro da estratégia do Governo para a transição digital.

“Tudo aquilo que o NOSi já fornece ao País é informação digital, mas precisamos prestar serviços e com a Akademia, como centro de competências, permite-nos melhorar os serviços que já prestamos”, explicou.

Por isso, Carlos Pina reiterou que esta aposta é nas competências, no combate ao desemprego de jovens licenciados, inserido no programa do Governo do estágio profissional para a inovação e tecnologia.

Em relação à assinatura do memorando de entendimento com a Visonware, empresa especializada em segurança da informação, Carlos Pina informou que vai no sentido de estabelecer em Cabo Verde um centro de competências.

“Através do NOSi Akademia vamos fornecer jovens qualificados para melhorarem as suas competências e integrarem à Visionware, que quer fornecer serviços de segurança a partir de Cabo Verde “, precisou.

O programa de estágio profissional NOSi Akademia, desde a sua implementação em 2018, já recebeu mais de 2000 candidaturas, beneficiou 311 jovens, e possui uma taxa de empregabilidade acima dos 75 por cento (%).

Nas primeiras semanas esses jovens participam de uma acção intensiva de formação em diversas ferramentas tecnológicas, para depois serem alocados às diversas áreas e projectos.

Além do estágio, o programa tem várias outras iniciativas. Com o JumpStart – NOSi Akademia suporta gratuitamente projectos de investigação e desenvolvimento das empresas nacionais.

Fonte: Inforpress

Topo