NOSiAkademia é o programa de capacitação, que possui dois eixos de atuação: (1) Certificação e (2) Estágios profissionais. Se enquadra na missão do NOSI de promover o desenvolvimento da sociedade de informação e do conhecimento, tendo em conta a necessidade de integrar no mercado a capacidade jovem, formada pelas Academias, numa base de igualdade de oportunidade de acesso, de estágio acompanhado e remunerado, de duração semestral.

Estágios Profissionais

O Programa de Estágios Profissionais para a Inovação e Tecnologia, PEP-IT é desenvolvido, em parceria com a DGEFPEP, UC-SNQ, PRÓ-EMPRESA e IEFP, com financiamento da UG-PIEFE, com objetivo de colmatar as lacunas profissionais do setor TIC, alinhada às necessidades do mercado, num contexto de forte transformação tecnológica. Pretende-se investir num setor com maior oportunidade de empregabilidade dos jovens, para facilitar a sua inserção.

Programa esta destinado a fomentar e preparar competências para o mercado das TIC, nas seguintes Áreas de estágio:
1. Comunicação e Segurança
2. Plataforma e Sistema
3. Data Center
4. Desenvolvimento de Software
5. Suporte a clientes de empresas das NTIC
6. Gestão e Contabilidade de empresas das NTIC
7. Gestão de Contratos
8. Segurança TI

Certificação

O maior desafio da Administração do NOSI-EPE tem sido, a criação de um ambiente onde os colaboradores podem sentir-se profissionalmente realizados, crescer, produzir, inovar e contribuir para a realização da missão do NOSi.  Para o efeito tem-se investido fortemente na formação e capacitação dos seus colaboradores através de diversos cursos de formação nas tecnologias usadas. 

Objectivos

Com este projeto pretende-se:

  • Incubar competências alinhadas as necessidades do mercado;
  • Dotar os jovens de competências consolidadas para a reinserção no mercado de trabalho e/ou reconversão profissional;
  • Dotar os formandos de ferramentas necessárias para ter sucesso na sua transição para o mercado de trabalho;
  • Colmatar o deficit de treinamento formação para colocação no mercado de trabalho das Novas tecnologias de informação e comunicação;

Parceiros