Anúncio de concurso nº 004/2019

Recrutamento de Estagiário

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, Entidade Pública Empresarial (NOSI, E. P.E) lança nos termos definidos pelo presente Termos de Referência:

Concurso:NOSiEstágio 004/19
Data de Publicação:11-09-2019
Prazo para a Submissão de Candidaturas:29-09-2019
Data de realização de testes:12-10-2019
Data de Entrada:13-11-2019
Local da prestação:Praia, Cabo Verde

Justificativa

Com o intuito de continuar a formar competências para o mercado de trabalho, tendo como princípios a meritocracia e a igualdade de oportunidade, o NOSi-EPE em parceria com a DGEFPEP, UC-SNQ, PRÓ-EMPRESA e IEFP, contando com o financiamento da UG-PIEFE, desenvolveu o Programa de Estágios Profissionais para a Inovação e Tecnologia, PEP-IT, com objetivo de colmatar as lacunas profissionais do setor TIC, alinhada às necessidades do mercado, num contexto de forte transformação tecnológica.

O programa PEP-IT implementado pelo NOSiAkademia possui dois eixos de atuação: (1) Certificação e (2) Estágios profissionais.

O PEP-IT enquadra-se na missão do NOSI de promover o desenvolvimento da sociedade de informação e do conhecimento, tendo em conta a necessidade de integrar no mercado a capacidade jovem, formada pelas Academias, com base na igualdade de oportunidade de acesso. Trata-se de um programa de estágio acompanhado, remunerado e de duração semestral.

Tempo de Duração do Estágio

06 (seis) meses

Documentação obrigatória exigida para candidatura:

  • Curriculum Vitae atualizado;
  • Carta de Motivação;
  • Cópia BI;
  • Certificado de Conclusão de Licenciatura

NOTA:

  • Extraordinariamente poderão ser aceites candidatos que ainda não concluíram o Trabalho de Final de Curso desde que apresentem uma declaração da Universidade/Instituto devidamente credenciada de que já concluíram a parte letiva da licenciatura;
  • Os candidatos devem ter idade máxima até 30 anos, no momento da aplicação on-line.

Modo de Apresentação de Candidaturas

A candidatura deve ser feita única e exclusivamente, através do site www.akademia.nosi.cv

Os documentos devem ser submetidos através da inscrição on line.

Após a inscrição os candidatos receberão uma notificação por correio eletrónico, a confirmar a sua inscrição.

As candidaturas pré-selecionadas serão submetidas a um Exame (NOSiTeste) a ser aplicado a nível nacional no mesmo dia e á mesma hora.

Na fase seguinte, se o candidato for selecionado, será entrevistado presencialmente ou via Skype ou outra via de comunicação social, caso esteja numa das outras ilhas.

Em caso de dúvida, enviar e-mail, com a referência/assunto: NOSiEstagio_004/2019, para o endereço: nosiestagio@nosi.cv

Resultados Esperados

Candidatos que não atingirem um mínimo exigível no teste não entram na lista seriada (mínimo de 33% da pontuação total).

Requisitos de Candidatura

De entre os candidatos, pretende-se recrutar um total de quarenta e oito (48) estagiários a serem distribuídos para as seguintes áreas de interesse para o NOSi ou enquadráveis no interesse de Empresas parceiras do NOSi na iniciativa JumpStart:

ÁreasVagas disponíveis
Desenvolvimento de Software8
Plataformas e Sistemas8
Redes e Comunicações4
Data Center4
Gestão de Contratos (TIC)2
Gestão empresas (TIC)2
Suporte a Clientes das (TIC)2
Auditoria e Segurança TI3
 JumpStart (Investigação e Desenvolvimento)14
Jurisprudência Cibernética 
1
Total 48

NOTA: A escolha do departamento feito pelo candidato é meramente indicativo, podendo sofrer alterações consoante projetos em curso e as necessidades do próprio NOSi.

Aspetos importantes a reter:

  • A bolsa é de vinte mil escudos/mês, (20.000$00), por 6 meses;
  • Em parceria com a EHTCV, os estagiários que não tiverem residência na Praia, poderão ficar hospedados nessa residência pelo custo mensal de doze mil escudos (12.000$00), inclui alojamento e alimentação. As vagas são limitadas;
  • Ordem de preferência, os candidatos que tiverem a mesma nota são ordenados por idade (mais novos primeiro);
  • Para facilitar a prática da atividade profissional, no arranque de cada edição será cedido um kit com portátil, auscultador, rato e mochila;
  • Os candidatos que desistirem, após serem selecionados e passarem por todas as fases, ficam excluídos das próximas edições;
  • A metodologia do estágio: Mão na massa, ou seja, o mais prático possível; Aprendizagem, resulta necessariamente de problemas e desafios; Desafios e problemas devem ser abordados em grupo temáticos e Mentores técnicos para cada grupo;
  • BeCODER, os candidatos das áreas não TIC, não selecionados, poderão ser encaminhados para programas de reconversão de capacidades para as TIC. Onde serão submetidos a um curso intensivo de codificação (desenvolvimento de software)
  • NOSIAlumni, programa para ex-estagiários e ex-colaboradores do NOSi, onde serão convidados a participar em atividades anualmente previstas, nomeadamente jogos, convívios e responsabilidade social.
  • TICSEED, os estagiários Alumni poderão ser voluntários das TIC em países vizinhos ou da CPLP ou em espaços onde existem facilidades de movimentação de pessoas e serviços. Como voluntários das TIC serão acolhidos por famílias de acolhimento e durante a estadia prevista de seis meses tentarão criar mercado profissional para eles e para futuros TICSEED’s.